DIA DO METALÚRGICO TIRADENTES PATRONO DOS METALÚRGICOS

A metalurgia uma das profissões mais antigas da história, em que a descoberta e o manuseio do ferro ficaram marcados como uma revolução durante a Idade dos Metais. No Brasil, a metalurgia ganhou impulso a partir dos anos 30. A indústria metalúrgica também cresceu no século XVIII com a Revolução Industrial.

Voltando no tempo, é possível dizer que as atividades metalúrgicas remontam a seis mil anos atrás, no Oriente Médio, quando o cobre era martelado e dele se faziam pequenos utensílios domésticos.

A metalurgia é um dos expoentes econômicos do Brasil, principalmente na siderurgia, com destaque para a produção de aço bruto. A primeira fábrica de ferro surgiu em 1590, onde hoje fica Sorocaba, no interior do estado de São Paulo.

A inovação tecnológica na década de 70, fez com que nosso país ganhasse posição de destaque na metalurgia, sendo hoje um dos 10 maiores produtores de aço do mundo. São mais de 24 milhões de toneladas de aço bruto produzidas por ano, segundo a Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais.
         A metalurgia engloba diversas etapas e métodos para extração, fabricação, fundição e tratamento de metais e suas ligas.

Os metalúrgicos brasileiros formam uma das maiores categorias profissionais do país e, por isso, são modelo quando o assunto é mobilização. Segundo estudo do DIESSE (departamento intersindical de estatísticas e estudos socioeconômicos) há cerca de 2 milhões e 400 mil metalúrgicos no Brasil, sendo 460 mil mulheres.(2013).
Os metalúrgicos brasileiros são uma classe trabalhadora famosa por sua capacidade de se reunir para lutar por seus direitos. Foi a partir de movimentos organizados por este setor que importantes mudanças se processaram na sociedade, principalmente quando o assunto é direitos trabalhistas.

A escolha do patrono aconteceu em 1957, no 1º Congresso dos Metalúrgicos do Brasil, realizado no Rio de Janeiro, Por sua luta pela liberdade, e por identificar em Tiradentes os anseios da categoria metalúrgica na luta contra a opressão e a exploração das riquezas e do homem. Tiradentes Foi Eleito como Patrono dos Metalúrgicos.

A categoria metalúrgica está dentre aquelas que, em todas as situações de ameaça das liberdades e da perda dos direitos fundamentais da cidadania, sempre lutou pelo respeito ao homem e aos direitos. Um exemplo foi a Luta dos Sindicatos Metalúrgicos contra a Ditadura Civil e Militar no Brasil, no período de 1964 até 1985. Os ideais de Tiradentes continuam vivos hoje!

O Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Pato e Região Sudoeste do Paraná, Parabeniza a todos os trabalhadores Metalúrgicos. Categoria essa Batalhadora, que em qualquer canto do país é um trabalhador de aço, que a ferro e fogo derrama gotas de suor pelo Brasil e por um futuro melhor para todos. FELIZ DIA DO METALÚRGICO.